sábado, 28 de março de 2009

Entrevista - Strike


Se consolidando cada vez mais no cenário atual, o Strike prova que veio pra ficar. Formada por Marcelo (voz), Rodrigo (guitarra), André (guitarra), Fábio (baixo) e Cadu (bateria), a banda anda rodando o país na divulgação do álbum 'Desvio de Conduta', fazendo shows em grandes festivais, para públicos cada vez maiores.
Confira agora o papo com o vocalista Marcelo Mancini.



Como se conheceram e como formaram o Strike?
Nos conhecemos através do Cadu, ele foi o elo entre os integrantes, pois o Fábio tocava com o Rodrigo, o Cadu tocava como André e só faltava o vocal. Assim que o Cadu teve a idéia do projeto e me convidou, eu topei na hora. Formamos a banda em meados de 2003, na cidade de Juiz de Fora, no intuito apenas de tocar clássicos do rock em versões elétricas, no circuito de casas noturnas locais, só por diversão e sem nenhuma pretensão. Só depois de dois anos e meio de banda, é que decidimos nos dedicar as composições próprias e lançamos uma demo virtual, a partir daí é que a coisa se tornou séria.


Em 2007, a banda lançou seu primeiro disco, ‘Desvio de Conduta’. De que forma ocorreu o processo de composição e gravação do álbum, até seu resultado final?
Foi bem cuidadoso até a oitava música, fizemos todas letras com calma e tivemos tempo de trabalhar legal em todos os arranjos, depois dessa oitava composição, tínhamos o time de lançamento da gravadora e acabamos fazendo ‘O teu olhar’, ‘O jogo virou’ e ‘Sem moderação’ em duas semanas. Essa época foi uma loucura total, pois paralelamente aos dias de gravação, nós tocávamos no underground de todo o Brasil, pra formatarmos uma base forte de público antes do lançamento do cd.


A banda tem um fotolog, que é constantemente atualizado. Qual a relação da banda com a internet?A melhor possível, a Internet foi nossa maior arma de divulgação, ajudou muito a expandir nossa música e a obtermos uma gravadora e etc... mas depois que lançamos o cd, com todo o trabalho de vários profissionais competentes envolvidos, sentimos na pele também o quanto ela é prejudicial nas vendagens do cd.Mais teremos de aprender a lidar com essa nova realidade do mercado, e continuarmos a tirar o melhor proveito possível da rede, em pról da banda é o melhor a se fazer
.



Vocês andam fazendo bastante shows com bandas independentes, como Granada e Gloria. Como vocês avaliam a cena underground atual?

Num crescente ótimo. Ainda falta muita coisa para estruturar de verdade, mas estamos num bom caminho, pois bandas como as citadas, só trazem coisas positivas pra cena e muitas outras bandas boas vão surgir.


A banda já disse que pretende lançar um DVD ao vivo. Como andam os planejamentos para este projeto?

Ainda estamos coletando imagens, mas não temos previsão. No momento, estamos concentrados mais nas músicas do segundo CD.


Qual a coisa mais inusitada que já aconteceu num show de vocês?

Um amigo bem próximo invadiu nosso show de cueca. Ao descer do palco ele quase foi preso e deu muito trabalho pra gente.





OBS:
Entrevista realizada em agosto de 2008, mas que não recebeu a atenção merecida na época, pois o blog ainda não era conhecido. Espero que gostem!



Saiba mais em:
MySpace - http://www.myspace.com/bandastrike
Site Oficial - http://www.bandastrike.com.br/radios

Matéria - Novos rumos da Vouten


Uma das boas revelações da cena gaúcha, a Vouten, formada por Leléu (voz, baixo), Tai (guitarra, vocais), Patrick (guitarra, vocais, synth) e Will (bateria) está numa nova fase. A começar pelo baterista Will, que entrou no lugar de Juno. O baixista e vocalista Leléu explica como essa troca foi assimilada pela banda e qual foi a reação da galera: “Bom, no começo foi um tanto difícil. Ficamos um pouco surpresos com a decisão do Juno em deixar a banda. Assim que recebemos a noticia, no mesmo dia já fomos falar com o Will, e ao ver a reação dele quando recebeu o convite, já deu pra notar que ia ser muito muito foda a entrada dele na banda. Agora a banda esta novamente estabilizada, a presença do Will na banda é de um valor inestimável, talvez principalmente pra mim, a entrada dele me motivou ainda mais com a banda, tenho certeza que a Vouten ganhou muito mais do que um baterista. A sobre a gurizada, todo mundo também ficou impactado com a saída do Juno, mas a resposta está sendo muito boa, todo mundo que conhece esse tranzador (Will) logo se identifica com o cara, é gente boa demais!”
A internet sem dúvida, é o maior veículo de divulgação para as novas bandas. O vocalista explica como a Vouten lida com essa ferramenta: “Relação de total familiaridade. A internet hoje é o principio de qualquer tipo de divulgação. A gente preza muito pelo lance do palco e tudo mais, gostamos de ser valorizados pela musica que fizemos. Hoje a internet é de total importância pra Vouten, recentemente um exemplo disso, foi esse show que fomos convidados pra fazer em Recife!”
A cena de rock do sul, sempre foi muito produtiva, e já revelou diversos nomes de sucesso para o rock brasileiro. Leléu diz sua impressão sobre essa cena: “Rock? Agora é só ELETROrock (risos). Na verdade acho que o rock continua o mesmo, o que muda são as pessoas que o fazem. Hoje em dia ta fácil de mais tu fazer uma musica que fala qualquer coisa, e no outro dia a comunidade da tua banda tem mil membros. Não julgo nenhuma banda, pelo contrario, acredito que todas tem o seu espaço, e independente do que elas façam, todas merecem aquilo que conseguem. Muita coisa que eu acreditava quando montei a Vouten foram se perdendo ao longo do tempo, acredito muito no caráter das pessoas, esse tipo de coisa. Me decepcionei muito com as pessoas que supostamente fazem a “cena” do Rock acontecer. Hoje em dia o que diz que tua banda é boa, é se tu usa uma Fender, uma calça roxa e ter 5 mil membros na comunidade da banda, logo em dois anos tu pode estar assinando com o Bonadio, e ficar “louco” de felicidade por ficar na “geladeira”. O que falta no rock hoje, são bandas que façam a musica com sentimento, que consigam passar isso para as outras pessoas, deixar uma mensagem positiva e verdadeira para todos que curtem a banda.”
A Vouten vai lançar um novo EP, sucessor do elogiado disco “Seja Feliz do Seu Modo”. O baixista explica como está rolando o processo de composição do novo trabalho: “
Na verdade temos muitas idéias. Esperamos poder começar as gravações em maio, se tudo der certo. Posso garantir que será um EP com bastante peso nas guitarras, e ao mesmo tempo com um pouco de leveza do piano. Estamos ansiosos demais pra gravar, até por que as musicas que foram pro álbum “Seja Feliz do Seu Modo” são musicas que acompanham a banda desde o inicio, por isso estamos querendo gravar coisas novas o mais rápido possível, as expectativas são as melhores possíveis.”


Site Oficial - http://www.vouten.com

MySpace - http://www.myspace.com/rockvouten


sábado, 21 de março de 2009

Três Por Quatro - Z (Doyoulike?)



Mais novidade no NewsRock! É a seção “Três Por Quatro”, onde integrantes e bandas da cena, falam de suas preferências e experiências, em um breve perfil.
Na estréia, confira o perfil de Z, guitarrista e vocalista da banda gaúcha Doyoulike?.




Nome: Leonardo Zimmermann


Idade: 23


O Que Faz Na Tua Banda: Canto e toco guitarra.


Qual foi a grande virada na sua vida: Quando tive consciência de mim mesmo. Mas isso só aconteceu porque um dia deixei a música tomar conta de mim.


O que é música pra ti: Além de ser uma expressão artística como qualquer outra, a música é definitivamente o momento em que a tua consciência dá as mãos para o inconsciente e forma algo que de certa forma é concreto, vindo através de algo que chamam de criatividade. É uma forma de expressão daquilo que tu vibra, às vezes até sem saber. Não é só letra ou melodia. Mas antes de tudo acho que é satisfação.


Se não fosse músico, seria: Fisiologista, astrônomo, biólogo ou filósofo. Ou qualquer coisa do gênero.


Música da sua vida: Quase sem querer - Legião urbana


Vício: Tentar entender as entrelinhas de tudo à minha volta através da observação.




Saiba mais em:
MySpace - http://www.myspace.com/doyoulikerock
Fotolog - http://www.fotolog.com/doyoulike


Promoção - Hevo84


Promoção no NewsRock!
Comcorra ao novo cd da Hevo84, respondendo a pergunta: “Por que mereço ganhar o cd novo da Hevo?” – As respostas podem ser enviadas em forma de frases, e também em vídeo, pro email “newsrockblog@hotmail.com”. A promoção começa neste sábado (21/3) e acaba dia 11/4.
Boa Sorte!


Saiba mais em:
Fotolog - http://www.fotolog.com/hevo84
MySpace - http://www.myspace.com/hevo84



MP3 da Semana - La Raza, "O Dia Em Que O Pai Chorou"


Nova seção no blog. É a “MP3 da Semana”, onde poderão ser baixadas com exclusividade, músicas de bandas da cena indepndente.
Pra começar, “O Dia Em Que O Pai Chorou”, do La Raza. Esse som, faz parte do primeiro álbum da banda, “Bem Vindos a La Raza”; A música conta com a participação de Badauí, vocalista do CPM 22.
Faça o download no link abaixo:
http://rapidshare.com/files/211950955/O_Dia_Em_Que_o_Pai_Chorou__Feat._Badaui_.mp3.html


Saiba mais em:
Fotolog - http://www.fotolog.com/banda_laraza
MySpace -
http://www.myspace.com/bandalaraza


sábado, 14 de março de 2009

Matéria - ETNA, Só Eu Sei!


Quem está com um novo single na praça, é o ETNA. A banda, formada por Duane Desoto (voz, baixo), Fábio Maciel (voz, guitarra), Gustavo Barta (guitarra) e Peli Adamos (bateria), tem ganhado cada vez mais publico no independente.
De que forma ocorreu a escolha de “Só Eu Sei” como single? A banda explica: “Precisavamos escolher um som que fosse diferente de qualquer nova tendência, e ao mesmo tempo mostrar que continuamos sendo uma banda de rock, mas atualizada. Nós adoramos a musica, e achamos que ela tem todos os pontos necessários para ser um possível hit: Harmonia, pegada, melodia, vocais, letras, etc.”
Hoje em dia, a internet é o principal meio de divulgação para bandas, principalmente as independentes. O ETNA diz como lida com essa ferramenta: “A cada dia mais, a internet se torna o braço direito indispensável! Não conseguiriamos metade das coisas que conquistamos sem os alcances que a web nos permite.”
De quebra, a banda deixa pistas para as novidades que ira lançar esse ano: “Um filme em curta metragem? Videoclipes? Singles novos? CD novo? (risos) Tudo isso!”
O show de lançamento do single “Só Eu Sei”, acontecerá dia 22/03, na Tribe House, em São Paulo.


ETNA + Replace + Pull Down
Dia 22/03
13:00 Hrs
Tribe House – Av. Henrique Schaumann, 17 – Pinheiros


Saiba mais em?
MySpace -
http://www.myspace.com/etnarock
Fotolog - http://www.fotolog.com/etna

Matéria - Novidades da Hori


A Hori volta com várias novidades, a começar pela formação da banda: Fiuk (vocal), Max (guitarra, vocais), Renan (guitarra), Felipe Campos (baixo) e Alê (bateria).
O guitarrista Max, explica de que forma ocorreu a entrada dos novos integrantes na banda: “Ocorreu naturalmente. Vamos dizer assim, depois que eu entrei na banda no começo de 2008, de cara já houve um certo balanço nas idéias da banda, até mesmo o som sofreu uma forte mudança. Depois de 1 ano trabalhando juntos, na época ainda com o antigo baixista, Fiuk eu e o Alê vimos o amadurecimento natural da banda e com isso vimos a necessidade de mais uma guitarrista na banda, eu já conhecia o Guto (Renan Augusto) da Small Shift e sempre rolou um certo namoro musical! (risos) As afinidades eram muitas e quando o apresentei pra banda foi unanimidade a sua aprovação. Depois da saída do Alex (antigo baixista) e com a correria da pré-produção do CD, tivemos que buscar o mais rápido possível um novo baixista. Depois de alguns testes mal sucedidos, encontramos finalmente o Campos (Felipe Campos) que tocava na MIPT (banda do ex-bbb Rafinha) que estava com um projeto solo chamado Naked, e por ele ter a mesma mentalidade do restante da banda, incluindo as qualidades como compositor e ter acima de tudo o espírito de viver pela música, também não tivemos dúvida em chamá-lo.”
A banda planeja um novo álbum para este ano. Max diz como está o processo de composição do disco: “O cd está pronto esperando para ser gravado. A gravação vai acontecer no estúdio Na Cena em São Paulo, com a produção de Rodrigo Castanho (Charlie Brown Jr, CPM22, NX Zero, etc) e o lançamento está previsto para o fim do primeiro semestre de 2009, pela gravadora Warner Music.”
Não é novidade que a internet é o principal meio de divulgação para as bandas novas, e com a Hori não é diferente. O guitarrista conta cqual o relacionamento da banda com a web: “Ficamos por um tempo parados nessa fase de composição do disco e mudanças na formação da banda e vimos como a internet nos faz falta e nos ajuda um montão. Hoje em dia é com certeza o único meio dos fãs e a banda terem um relacionamento direto e cada vez mais forte. Agora, com a formação fechada estamos investindo bastante na midia para internet, e até o fim desse mes já estaremos com um som inédito e o MySpace completamente reformulado, até lá vamos atualizando diariamente o Fotolog. É isso.”


Saiba mais em:
MySpace -
http://www.myspace.com/bandahori
Fotolog - http://www.fotolog.com/bandahori

sábado, 7 de março de 2009

Coluna do Cesinha - Escolha de Equipamento


Nessa segunda coluna resolvi falar um pouco sobre equipamento, já que uma das perguntas campeãs é sobre isso.
Vira e mexe recebo e-mail de gente perguntando sobre qual câmera comprar, qual marca e coisas assim... aliás, gostaria de dizer que na verdade eu não sou consultor ok? Tenham modos no tipo de e-mail que vocês mandam! (risos)
Mas voltando a questão... aliás, bela questão. Existem milhares de tipos de equipamentos hoje em dia, mas tudo depende só de você, das suas expectativas e das suas ambições com a fotografia.
Se você quer realmente entrar de cabeça nesse mundo, o lance é entrar logo na linha de entrada das câmeras DSLR Canon ou Nikon (aí vai por opção pessoal, mas lembre-se que uma vez no mundo Canon, dificilmente você migrará para o mundo Nikon - e vice-versa). Mas garanto que em qualquer uma dessas duas marcas você estará com um belo respaldo. A linha de entrada da Canon hoje em dia está com as Rebel XS e XSI, e as da Nikon devem estar com as D40x ou algo semelhante (não garanto muito, pois trabalho com Canon, então acredito que seja isso... mas isso você mata rapidinho fazendo uma breve pesquisa).
Aí você me pergunta o que é DSLR. E e eu te respondo resumidamente porque aqui não é aula de fotografia: São as câmeras que suportam troca de lentes.
Enfim, se você quer começar nesse mundo, essas são as indicadas. Se você quer apenas usar a fotografia como hobby mas ao mesmo tempo quer qualidade, você pode tanto partir para as DSLR também quanto para as compactas mais avançadas como a Sony H5 e outras do gênero (Essas são as camêras que possuem um porte maior mas possuem lentes que não podem ser trocadas - tem zoom próprio e coisas assim).
Bom, isso tudo é muito resumidamente e muito por cima de tudo... é só para ter mais ou menos uma ideia de onde partir e tudo mais. Mas a melhor dica que eu dou, é você entrar no Google e pesquisar nos foruns... hoje em dia tem forum de tudo quanto é assunto - e na fotografia não é diferente. Você vai encontrar muitas dúvidas iguais a sua por lá e muita resposta interessante também, que talvez te ajude. Espero eu já ter ajudado também, pelo menos um pouco.
Seria muito massante eu sair explicando coisa por coisa e ir colocando termos técnicos por aqui... mas aos interessados nada melhor do que já começar a pesquisar desde agora na escolha do equipamento, que quer queira ou não, será a sua ferramenta e seu meio de trabalho.
Mas, como eu costumo falar, você não precisa ter uma Ferrari na mão pra ganhar o título... o lance é você dominar o seu equipamento, seja ele da linha mais inferior ou não. Não interessa o preço nem nada, interessa é você saber tirar resultados. E é isso o que interessa na fotografia: resultado.
Lembre-se de que o seu equipamento é sempre o melhor de todos... porque é ele que você vai usar, é ele que vai te ajudar. Portanto, é ele o melhor. Se é o que se tem, é o que se usa.
Boa sorte e até a próxima!



Saiba mais em:
Site Oficial - http://www.cesarovalle.com
Flickr - http://www.flickr.com/cesarovalle
MySpace - http://www.myspace.com/cesar_ovalle
Fotolog - http://www.fotolog.com/cesinha


Entrevista - China


Representante fiel de seu estado, o pernambucano China virou figura constante na tela da MTV, graças a seu talento e seu excelente segundo disco, “Simulacro”.
Confira o papo com China.



Como começou a se interessar por música?

Desde pequeno meu irmão, Bruno Ximaru, me apresentava muitas bandas novas. Ele também tinha uma banda na época. Daí foi meio natural surgir o interesse pela musica.


De que forma rolou o processo de composição e produção de seu mais recente disco, "Simulacro"?

Gravei metade do disco em casa, e outra metade no Estudio Muzak, em Recife. Esse foi o primeiro disco que fiz completamente em Recife, e pude contar com todos os meus amigos. Foi bacana poder estar livre pra experimentar outras sonoridades. Gravei guitarra no banheiro usando microfones de gaita, por exemplo. Foi um processo bacana.


A MTV, vem divulgando bastante seu trabalho, através de comerciais, e também na sua participação no especial "Sintonizando Recife". De que forma você avalia essa oportunidade de ter seu trabalho divulgado através da televisão?

Cara...tv é uma coisa de louco, todo mundo vê. Pra você ter uma idéia, meu MySpace tinha 16.000 acessos, agora, depois do lance da MTV, pulei para 80.000 visitas. É uma coisa impressionante. Seria interessante se outras emissoras fizessem o mesmo e descobrissem o que anda acontecendo de novo por aí.



A banda Del Rey, é um projeto seu e dos músicos da banda Mombojó. Como surgiu a idéia de criar esse projeto e a quantas ele anda?

O Del Rey surgiu para tocar na festa de uma amiga. Daí, gostamos do resultado e seguimos em frente, mas pra gente continua sendo uma brincadeira. O principal são nossas carreiras autorais. Nesse momento, o Del Rey anda fazendo muitos casamentos e festas de família! (risos)



Você tem um site oficial, e uma página no MySpace. Qual sua relação com a internet?

Acho a internet uma coisa incrível. Sempre vejo algo de novo lá. Me divulgo bastante pela rede, pois para a musica independente é a melhor coisa que existe. Não gastamos nada com isso e ainda podemos mostrar nossa musica para o mundo todo. Quer melhor que isso? Costumo dizer que meu site é minha gravadora e que o msn é meu gerente de marketing.



Qual sua avaliação sobre a cena independente atual?

Acho que anda muito bem. temos um pouco mais de espaço para mostrar nosso trabalho, e acho que crescemos como profissionais da música, pois, já que não temos gravadora e tal, aprendemos a gerenciar nossas carreiras melhor. Claro que ainda falta muito pra fazer e que a vida de musico independente não é um mar de rosas. Mas não gosto de reclamar do que falta, apenas trabalho pra conseguir.



Saiba mais em:
MySpace - http://www.myspace.com/chinaina
Site Oficial - http://www.chinaman.com.br

Papo Com - Bell Lopes


A seção “Papo Com” está de volta! Desta vez, a entrevistada é a designer gráfica Bell Lopes, que com apenas 15 anos, vem conquistando o publico com seu trabalho, e chama atenção até de nomes internacionais, como o produtor da cantora americana Katy Perry.
Confira o papo com Bell.



Como começou a se interessar por designer gráfico?
Quando eu era mais nova e não tinha nada pra fazer (época boa, aliás), eu ficava fuçando uns sites por aí, e sempre achei muito legal aquelas montagens sem noção que a galera fazia em mudar a cor do cabelo e tal. Aí um dia eu tomei vergonha na cara e pedi pro meu pai comprar um Photoshop, e ele comprou. Aí foi só alegria! (risos)


Dos últimos trabalhos que você realizou, qual achou que teve o resultado mais satisfatório?

Então, eu comecei em Julho, então não faz exatamente muito tempo. Não foi exatamente o meu melhor trabalho, mas achei bacana o flyer que eu fiz pra um show da 35mls com a Buda Produções. Era pra ser apenas um folheto pra divulgar o evento mas acabou virando cartazes que mostraram a programação do show. É muito satisfatório - pelo menos na minha idade - ver seu trabalho em tamanho gigante por aí.



Em termos de música, o que você anda ouvindo e que bandas tu destacaria na cena independente?
Ando ouvindo muita banda internacional, tipo Anberlim, New Found Glory, Gym Class Heroes, Paramore, inclusive uma banda independente chamada TwentyFour64 que é muito boa! Da cena independente brasileira tem umas bandas com muito potencial, como Cine, 35mls, Mash, Etna, tem muita banda boa atualmente, basta saber procurar (risos)




Que dicas você daria pra quem quer deseja começar na profissão de designer?

Seja persistente e curioso. Muitas pessoas tem "medo" do photoshop porque ele tem inúmeros botões e funções, e a galera geralmente se atrapalha com isso e deixa de lado. Fuçe o programa sempre que tiver tempo e vá fazendo coisas pequenas e sem importância apenas pra saber do que se trata cada coisa. Nem sempre um curso ajuda, então pense duas vezes antes de se inscrever em um.



Você, apesar da pouca idade, já realiza vários trabalhos para bandas nacionais e até atraiu a atenção do produtor da cantora da Katy Perry. Como é pra ti, chegar a um sucesso tão grande, mesmo sendo tão nova?

É uma satisfação muito grande ser reconhecida nacionalmente e internacionalmente tendo apenas 15 anos. Eu sempre levei o design gráfico como um hobby, e fiquei realmente surpresa ao ver o caminho a que tudo aquilo estava me levando e com o respeito que a galera tem pelo meu trabalho. Às vezes eu acho que tudo isso é um sonho, nunca me imaginei falando com meus ídolos, conhecendo novas bandas e ajudando-as, e ver tudo isso se concretizando parece ser irreal. No começo minha família não me levou muito a sério, acharam que era perda de tempo ficar em frente ao computador "brincando" de ser designer. Mas agora que tudo isso está me levando a algum lugar, passaram a confiaram pouco mais nisso tudo. Mesmo assim ser nova ainda atrapalha um pouco, tem muitas oportunidades que acabam se perdendo por causa da idade. Já recebi algumas propostas de trabalho que não pude aceitar por causa da complicação diante da justiça e também pela falta de tempo por causa dos estudos. Mas tudo tem seu tempo.


Bell, muito obrigado pela conversa! Deixe um recado para os leitores do NewsRock e fale sobre seus planos para o futuro.

Bom, hoje em dia design gráfico é uma carreira muito concorrida, há profissionais muito bons por aí ganhando bem pouco, e gente ruim ganhando uma grana absurda. O que eu pretendo fazer é me formar em Publicidade e Propaganda e complementar meu trabalho com o design gráfico. Mas meu sonho mesmo é trabalhar na equipe de criação de alguma gravadora boa, como a Warner ou a Universal. Não me vejo trabalhando fora do cenário musical. Se vocês tem um sonho, corram atrás, porque seja lá o que for, ele pode ser realizado; e tudo isso depende do que você vai fazer a respeito


Saiba mais em:
Site Oficial - http://www.bellopes.com
Flickr - http://www.flickr.com/photos/bellopes