segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Matéria - Replace: Vida de Papel


Lançar um disco, é o sonho de qualquer banda, principalmente de uma banda independente. É o caso do Replace, que lança essa semana seu primeiro disco, “Vida de Papel”. Este disco é o resultado de muito trabalho por parte dos fãs e da banda, que tem na sua formação Beto (vocal). Koala (baixo), Vine (guitarra), P.A (guitarra) e Caio (bateria).
O baterista Caio, conta como rolou o processo de composição e criação do álbum: “A gente começou gravando um milhão de músicas acústicas, a gente se reunia na casa do Beto e passamos horas gravando todas as idéias que tinhamos. Depois de um mês escolhemos quais delas mereciam ir para o estúdio, eram todas rascunhos mesmo porque não tinhamos tempo de finalizar todas antes de gravar...”
Sobre o processo de gravação, o baterista diz: “A gente ia pro estúdio com uma base no violão e uma letra, as vezes só um refrão e dai passávamos o tempo que fosse preciso criando cada parte da música junto com o Daniel de Sá e o Thiago Souza, lá do estúdio GR que fizeram a produção junto com a banda. Durante a gravação, todas idéias eram aceitas, não queríamos nos prender em nenhuma regra ou ritmo específico, a única regra era fazer um som diferente do outro, mais todos com a cara do Replace. O legal é que por mais que um som seja diferente do outro, quando você escuta consegue ver que fazem parte da mesma obra, do mesmo cd.”
Na cena, tudo funciona de outra forma e com algumas dificuldades. E quais será que são as dificuldades de se gravar um disco de forma independente? Caio esclarece: “Quando se é independente tudo fica mais difícil, você tem que correr atrás das coisas por conta própria e essas coisas não são nada baratas. No nosso caso foi uma luta constante e que conseguimos vencer ao poucos. O primeiro passo foi conseguir um estúdio que pudesse oferecer um trabalho com a qualidade que queríamos e a um preço acessível.. conseguimos o apoio do estúdio GR, tanto financeiro quando na parte de produção, este trabalho não existiria sem isso. A segunda parte foi conseguir fazer as fotos e a arte do cd, conseguimos mais dois apoios, um deles foi do fotografo Tyello, que hoje faz parte da nossa equipe, e o outro do Beik, que é uma designer gráfico dos bons. O legal é, que ele se empolgou tanto com o Replace, que se ofereceu para fazer nosso myspace e nosso site. Para prensar o cd contamos com ajuda do nosso publico que comprou o cd antes mesmo dele existir através de uma pré-venda... Tá, resumindo, é bem complicado fazer disco independente, mais não é nada impossível, é só querer!”
Antes deste disco, o Replace lançou a demo “Duração Limitada”, com algumas músicas que fazem parte deste álbum. Para Caio, a maior diferença da demo para o disco, é: “a demo foi um passo bem importante pra gente, mas ainda estávamos nos conhecendo, como banda, como pessoas... O cd “Vida de Papel” é um trabalho bem completo, pensamos em cada segundo, de cada música, a intenção era que nosso primeiro disco ficasse completo, sem aquela sensação de que faltou algo sabe? Além do mais as guitarras desse disco foram criadas e gravadas pelo P.A e pelo Vine, que ainda não estavam no Replace na época da demo... temos uma sintonia melhor com eles na hora de compor e isso refletiu bastante nas músicas novas.”
Mas ainda existem muitas bandas na cena com o desejo de lançar um trabalho completo, um disco. O Replace dá a dica pra que isso aconteça da melhor forma: “Trabalhe muito e lute pelo que você deseja! Tudo o que você tem a fazer, é trabalhar para ter o melhor resultado possível e ser muito sincero consigo mesmo. Quanto ao som, procure sempre criar algo que te agrade e depois disso, bora conseguir dinheiro, gravar com qualidade e mandar prensar a parada! (risos)”




Saiba mais:
Fotolog - http://www.fotolog.com/replace_rock
MySpace -
http://www.myspace.com/replacemusic


Foto – Tyello (http://www.flickr.com/photos/tyello)

7 comentários:

Anônimo disse...

muuito linda a matéria *-*

Anônimo disse...

Banda bem meia boca. Mas a matéria até que tah bem feitinha...

biaa_evan disse...

ps. meia boca é você *-*

ooow maano ! eu quero logo o meeu CD viu ;D
o replace é tuuudo de bom meew, pra quem conhece os caras sabe que eu eles se esforçam MUITO pra conseguir tudo o que tem , e não é em vão née. e quem não conhece mew, se encanta de tal forma que nem dá pra explicar, só seei que é tuudo marcante, cada música nova esperada, cada música no myspace que eu não consigo pegar ;D , cada shoooow *-----* , cada víideo engradoo , cada momentos eles conquistam mais e mais o seu espaço. que REALMENTE é deles por direito e capacidade ;)

amo vocêes meninoss..

replace sempre o/

"podem fazer a guerra, e acabar com a paz mas sem vocês eu não vivo mais" (8)

;* Biaah!

Anônimo disse...

materia merecidíssima. Banda promessa. Caio representa na batera e no rolé!! =)

abs

(-beto collin-)

Bidu Pereira disse...

A banda é bacaninha, mas não tem nada de especial. Creio que com o tempo eles ganham maturidade e um som mais próprio!

a matéria está bem legal, parabéns!

add o blog no meu

Anônimo disse...

daee galera!


queria agradecer a todos pelos elogios e críticas, estamos em constante evolução e trabalhando muito para melhorar cada vez mais.

Tenho o prazer de dizer que estamos muito satisfeitos com o som que fazemos e que graças a Deus muita, mais muita gente também está... não é a toa que 7 mil pessoas ouviram nosso som no dia de lançamento do CD!

obrigado pelo espaço Edu, e que este blog continue crescendo cada vez mais!

Caio C. (:

Unknown disse...

bah, Replace é mara, e a matéria ficou muito boa! :)