sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Matéria - Mixtape, O Tormento do Tempo


Um gravador digital e centenas de idéias a serem combinadas. Assim surgiu a Mixtape. Formada no início de 2008 por por Pris (voz, guitarra), Helen (baixo) e Renata (bateria), a banda a banda - criada a princípio como uma brincadeira que se tornou séria devido às proporções inimagináveis assumidas frente ao lançamento online de algumas canções - divulgou durante um ano as versões demo de três das dez músicas que iriam compor seu álbum de estréia, intitulado “O Tormento do Tempo”, que como sugere o próprio nome da banda.
As meninas contaram pro NewsRock como é cada faixa de “O Tormento do Tempo”:


“Meu Mundo” : foi a primeira composição da banda e é a música que reflete as influências que geraram o ímpeto pela criação do grupo e deu origem ao videoclipe que marcaria sua estréia na MTV Brasil.


“Não Sou Você”
:reflete a dificuldade de entendimento em um relacionamento em que o sentimento prometido é falso por uma das partes, o que é transparecido em atitudes que a outra parte já não mais quer ignorar. A dramaticidade da letra é acompanhada pelo instrumental melancólico mas imponente da canção.


“Um Erro por Um Acerto”:
é a canção com influências mais punk da banda e trata de escolhas feitas constantemente em nossas vidas e que demandam rapidez por decisões que muitas vezes envolvem emoções de terceiros.


“Já Não Quero Mais”:
foi a primeira canção criada sobre as bases de um teclado e demonstra influências do clássico rock’n’roll misturado com o pop dos anos 80, transmitidos através dos riffs de introdução da música, e o disco dos 70’s, que embalam o forte refrão da música.


“Last Forever”:
foi a quinta composição da banda e a única faixa escrita em inglês do cd. Com arranjos mais elaborados e embalada por batidas e riffs eletrônicos, a letra fala sobre o “never let GO” do par perfeito.


Em meio à turbulenta rotina de ensaios, shows, divulgação e demais trabalhos em que as integrantes se dividiam em busca do sonho Mixtape, surgiram “Resposta” - que em um melódico desabafo trata da ansiedade gerada pelas dificuldades e obstáculos pela escalada em busca de um objetivo – e “O Tormento do Tempo”, em que se questiona a validade de uma vida cujos objetivos são postos de lado por medo ou indolência no enfrentamento dos empecilhos impostos por essa busca.


“Perfeita Ilustração”:
a faixa de abertura e uma das mais dançantes e convidativas do álbum, trata sobre a visualização parcial que todos temos do mundo em que vivemos, e sobre nossa intransigência diante aquilo que nos é estranho ou desconhecido.


A influência do indie/rock salta aos olhos de maneira mais clara em “Seguro de Vida”, em uma brincadeira sobre como muitos somos “otários” de outrem quando cegamente amamos sem esperar algo em troca.


Um quê de electro/rock pode ser sentido na música “Destino”, ótima pedida como trilha sonora de um agitado sábado à noite. A letra trata de um diálogo entre aquele que critica (estrofe um) e o criticado (estrofe dois), e a perversidade com que as críticas são disparadas sempre que algo novo desponta como sucesso.




Opinião da banda sobre o disco:
Estamos muito satisfeitas com o resultado. Cada faixa foi carinhosamente pensada tanto em termos de letra, quanto de melodia e arranjos. Caso tivéssemos mais tempo e dinheiro pra investir no processo de gravação, ainda modificaríamos alguns detalhes que, em nossa opinião, poderiam ter ficado melhores. Mas ainda assim curtimos MUITO e a galera que já adquiriu o cd sempre entra em contato com a gente pra dizer que gostou muito! É isso que realmente importa, a opinião do público!



Confira o disco “O Tormento do Tempo” no MySpace:

http://www.myspace.com/bandamixtape

Nenhum comentário: