segunda-feira, 7 de julho de 2008

Entrevista - General Sih


Amante da cultura punk e das forças armadas (que originaram seu apelido ) a talentosa cantora General Sih, abraça o folk e o rock alternativo ainda pouco explorados no Brasil e começa a apontar para o sucesso. Com apenas 18 anos e uma experiência musical que vêm desde criança, a jovem cantora já carrega mais de 40 mil plays em seu MySpace e mostra em suas músicas uma grande intimidade com o violão. Em nossa entrevista, Sih conta como começou seu interesse pela música, fala sobre sua participação no programa Astros, sobre sua banda paralela e a convivência com músicos ainda mais experientes.


Como começou a se interessar pela música?

Desde pequena. Eu sempre fui muito tímida, não falava muito com as pessoas, mas com uns oito anos eu participei de concursos de karaokê fazendo 2ª voz com um amigo, e sozinha. Ganhei dois anos o concurso.



Quais seus artistas/bandas preferidas no momento?
No momento estou ouvindo muito John Mayer, Johnny Cash, Feist, Paramore, Kate Nash, The Black List Club, e City and Colour. Nacional estou curtindo bastante Jay Vaquer e uma banda independente que na minha opinião é a melhor banda do Brasil, que chama Supercombo.


Na sua página no MySpace, estão disponíveis algumas músicas de sua autoria. Qual a sua maior influência na hora de compor?
Não tem uma só, eu gosto de coisas bem trabalhadas, guitarras, vozes... Como eu gravo sozinha, as músicas têm que ser acústicas, então gosto de fazer músicas com muitos dedilhados e solos. Acho que é uma mistura do clássico do folk rock com rock alternativo. Não sei definir, é algo meu. Há bastante influência de Evan Taubenfeld e John Mayer.


Você recentemente participou do programa 'Astros' do SBT. Como foi encarou essa experiência?
O Astros foi uma porta de entrada para a minha carreira. Eu entrei com a intenção de divulgar minhas músicas do MySpace, nunca pelo prêmio. Foi uma ótima experiência. Por conta do programa o Brasil todo conhece as minhas músicas e muitos fãs de todas as partes aparecem. Foi apenas uma etapa da minha vida na qual eu aprendi bastante e conheci pessoas incríveis. Sou muito grata a toda equipe do SBT.


E de onde surgiu o apelido de 'General'?

General surgiu dos meus companheiros Punks. Acredito na ideologia punk, mas
não estou no movimento atualmente por conta de pessoas que insistem em sujá-lo fazendo coisas que se dizem "atitudes punks", mas que não tem nada a ver com o que realmente é. Também sou apaixonada por aeronáutica e forças armadas.


Como é a sua rotina fora da vida musical?
Bom, como terminei o colégio, estou me dedicando mesmo a música. Ensaio todos os dias, no mínimo 3 horas por dia. No fim de semana saio com amigos para bares na Augusta e Paulista. Jogar sinuca e tocar viola com os amigos é tudo.



Conte um pouco sobre a banda Napk!ns.

A banda Napk!ns aconteceu por acaso. Um amigo meu ficou amigo da vocalista ( Pamela Lika ) no teste do “High School Musical, a Seleção”, ai ela convidou ele pra assistir a gravação do clipe "Se Quiser Voltar Atrás". Então ele falou pra ela que tinha uma amiga que cantava, uns 3 dias antes da gravação. No dia seguinte ela já veio aqui em casa, tocamos, cantamos e ela comentou que estavam precisando de outro guitarrista. Nisso ela me convidou para ir à gravação. Chegando lá os meninos da banda, muito gente boa, me deram uma guitarra e falaram pra eu gravar com eles. Em menos de três dias conheci e gravei o clipe com a banda. Viramos super amigos. Cada integrante já tem experiência, até me senti meio fora, pois a Pamela canta muito e é irmã da ex- Rouge Patrícia, agora conhecida como Lissah Martins. Bruno, o baterista, toca com o Edu Ribeiro. Guto, guitarrista e fundador da banda, é compositor de artistas como Alcione e Kelly Key. Shanana é baixista e já tocou na gringa com músicos fodas. A banda já existe há mais de dois anos.


Pretende continuar compondo suas canções em inglês ou vai tentar se adaptar ao mercado nacional?
Eu estudei inglês desde pequena, quase 12 anos de curso. Eu amo e tenho muito mais facilidade pra compor em inglês. Vou tentar compor em português também, mas nunca vou deixar de compor em inglês. O que importa é que a galera ta curtindo bastante.


Sih, muito obrigado pela conversa. Espaço aberto pra agradecimentos, recados, etc.
Agradeço a você, e a galera que está torcendo por mim. Quero dizer que sem vocês eu não estaria continuando com meu trabalho. Continuem de olho no www.myspace.com/generalsih, downloads no Trama Virtual e www.purevolume.com/generalsihh
. Em breve muitas novidades. Brigadão mesmo a todos e keep rockin' everyone! take care all!

4 comentários:

Anônimo disse...

meu...
eu ja sei q eu enxo o saco da general...
mas tenho feito d tdo pra colher informaçoes, conhecer mais, pra poder dizer EU SOU FAN e naum "ah eu curto..."!!!!!!!!
admiro mta essa muié...
um dia eu vou ve-la de eprto pra dizer: muiéééé vc canta mtooooo!

bju muié...

Unknown disse...

Nossa ela éh d+ arrazou na intrevista garota ;)

Ai torço por vc viu concerteza vc vai gravar um CD e vai vender mais que coca-cola rsrs

Sou tua Fã Beijodsmvwd

Unknown disse...

Meeeooo ela é a "punk" mais doce q eu já vi!!

Foda d+ !
Não consigo mais parar de admira-la, de ouvir suas musicas e ver todas suas entrevistas!

Amo, amo, amo!

bjs

... (( Pamzinha ))... disse...

\o/

a Sihh eh perfeitáh....

amoooooo a voz dela....