segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Papo Com - Murilo Grafics


Considerado atualmente o melhor designer gráfico independente do Brasil, Murilo Morais, ou simplesmente Murilo Grafics, não esperava que uma simples diversão ia se transformar em seu trabalho. Trabalhando atualmente com bandas como Granada, Fake Number, Área Restrita e outras, Murilo está tendo seu trabalho reconhecido, á custo de muita dedicação.
Confira agora o papo com Murilo Grafics.



Nome, idade, cidade onde nasceu?

Murilo da Silva Morais, tenho 18 anos, nasci em Santo Antônio da Patrulha/RS (73km de Porto Alegre/RS).


Como começou a se interessar por design gráfico?
Tudo começou em 2004, eu gostava muito de desenhar na aula, os meus cadernos do colégio era mais desenho do que a própria matéria escrita (risos), só que o interessante é que os desenhos que eu fazia eram só de carros porque eu era fascinado por carros antigos, então eu tinha vontade de seguir na engenharia mecânica com ênfase automobilística.

Já em 2006, eu fiz um trabalho sobre engenharia mecânica com ênfase automobilística e foi tudo o que eu não esperava, a matemática. Algo que eu nunca me agradou até hoje, e na engenharia mecânica é o que se mais estuda. Como eu já estava gostando do photoshop e me desinteressei pelo fato de estar muito presente a matemática na engenharia mecânica, eu acabei deixando de lado os carros e fui para o lado das artes, o que eu não me arrependo até hoje. Mas a primeira vez que eu abri o Photoshop, eu olhei para o programa e falei “o que é isso???”, eu nem sabia o que era photoshop, muito menos que servia para edição de imagens (risos). Comecei fazendo montagens muito simples, aquelas de duas fotos e algo escrito em cima com algum efeito sabe? (risos), mais não nego que quebrei muito a cabeça no começo.


Você fez algum curso ou alguém te ajudou a usar o photoshop?

Na verdade, eu aprendi fuçando mesmo, na marra, acho que se eu tivesse feito um curso com certeza eu teria esquecido de muita coisa. Porque quando você quer aprender algo sozinho, você pega uma certa facilidade em aprender, você acaba memorizando sabendo pra que utilidade tem cada ferramenta e até a cada passo que tu aprende você se anima mais.



Dos últimos trabalhos que você realizou, qual achou que teve o resultado mais satisfatório?

A arte do MXPX, eu fiz especialmente para a banda, quando eles vieram para o Brasil em 18 de Maio de 2008 em São Paulo/SP. Eu fiz a imagem dois dias antes da viagem, graças ao Jered Scott que fez a foto deles, trocamos alguns e-mails e ele me enviou a foto em alta e fiz a arte. Saí da minha cidade, fui até Porto Alegre e peguei o vôo até São Paulo/SP, só para ver o show deles e levar a arte impressa pra eles autografarem, o que resultou em uma foto minha com o eles segurando a arte.

Acho que não tem nada mais gratificante, tu fazer algo de uma banda que tu é fã, e os caras verem a tua arte, elogiarem e autografar ainda, sem palavras.



Recentemente, foi inaugurado o seu site oficial, o “MuriloGrafics.com”. De que forma ocorreu o processo de criação desse projeto?

Na verdade, ele foi lançado algum tempo já, em março desde ano. Mas a idéia do site, era reunir duas coisas, o meu trabalho e uma área para os visitantes interagirem com o site, que se chama “você no murilografics.com”.

O resultado foi muito bom, meu amigo Gustavo Vara, fez a foto e o resto foi parte de criação minha.

Mais estou para lançar o novo visual do site, que não terá mais a seção “você no murilografics.com”, terá só no meu fotolog, mais estou planejando alguma idéia para os visitantes do site poderem interagir com o site, no momento são só planos, mais a previsão é para Janeiro de 2009.


Em termos de música, o que você anda ouvindo e que bandas tu destacaria na cena independente?

Atualmente eu escuto muito Anberlin, Underoath, Forever The Sickest Kids, Bring Me The Horizon, Muse e King Tubby. Dessas seis bandas que eu citei já da uma mistura legal do que eu escuto, desde screamo até dub.

Sobre a cena independente aqui no Brasil, uma das que eu mais admiro é a Granada, sabe aquele som que você escuta e não consegue lembrar de nenhuma outra banda parecida? Então, vejo neles uma banda diferente do que se vê hoje na mídia. Como o próprio nome diz, o som tem peso, as letras são ótimas e tem tudo pra gerar uma repercução boa com o cd novo.

Já aqui no Sul, que traz o bom e velho rock n roll, é a Pública, a banda concorreu ao clipe VMB 2007 “Long Plays” e ta agora com o CD novo, demais o som, lembra o clima do Pink Floyd. Desejo a eles toda sorte do mundo porque os caras merecem.


Murilo, muito obrigado pelo papo. Deixe um recado para os leitores do News Rock.

Eu que agradeço ao convite, foi tri legal o papo com vocês.

Um recado galera, se vocês gostam de algo, querem seguir isso como uma vida profissional, corre atrás, estuda bastante e investe, porque hoje em dia o pedreiro que está lá trabalhando debaixo do sol horas e horas se matando para por comida na mesa, tem alguém de terno e gravata fazendo a limpa no caixa sentado numa poltrona trocando o canal da TV a cabo. Mais lembre-se, tua dignidade vale muito mais do que uma mala de dinheiro.


Saiba mais em:
Site Oficial - http://www.murilografics.com
Flickr - http://www.flickr.com/murilografics

2 comentários:

taygalega disse...

Murilinho tem uns trabalhos muuito bons! :D e a matéria pra variar ficou ótima! :)

Franciele disse...

ele tem uns trabalhos beem maneros. goostei mesmo das imagens que eles faz *-*
e a matéria pra variar ficou ótima! :) [2]