sábado, 7 de março de 2009

Coluna do Cesinha - Escolha de Equipamento


Nessa segunda coluna resolvi falar um pouco sobre equipamento, já que uma das perguntas campeãs é sobre isso.
Vira e mexe recebo e-mail de gente perguntando sobre qual câmera comprar, qual marca e coisas assim... aliás, gostaria de dizer que na verdade eu não sou consultor ok? Tenham modos no tipo de e-mail que vocês mandam! (risos)
Mas voltando a questão... aliás, bela questão. Existem milhares de tipos de equipamentos hoje em dia, mas tudo depende só de você, das suas expectativas e das suas ambições com a fotografia.
Se você quer realmente entrar de cabeça nesse mundo, o lance é entrar logo na linha de entrada das câmeras DSLR Canon ou Nikon (aí vai por opção pessoal, mas lembre-se que uma vez no mundo Canon, dificilmente você migrará para o mundo Nikon - e vice-versa). Mas garanto que em qualquer uma dessas duas marcas você estará com um belo respaldo. A linha de entrada da Canon hoje em dia está com as Rebel XS e XSI, e as da Nikon devem estar com as D40x ou algo semelhante (não garanto muito, pois trabalho com Canon, então acredito que seja isso... mas isso você mata rapidinho fazendo uma breve pesquisa).
Aí você me pergunta o que é DSLR. E e eu te respondo resumidamente porque aqui não é aula de fotografia: São as câmeras que suportam troca de lentes.
Enfim, se você quer começar nesse mundo, essas são as indicadas. Se você quer apenas usar a fotografia como hobby mas ao mesmo tempo quer qualidade, você pode tanto partir para as DSLR também quanto para as compactas mais avançadas como a Sony H5 e outras do gênero (Essas são as camêras que possuem um porte maior mas possuem lentes que não podem ser trocadas - tem zoom próprio e coisas assim).
Bom, isso tudo é muito resumidamente e muito por cima de tudo... é só para ter mais ou menos uma ideia de onde partir e tudo mais. Mas a melhor dica que eu dou, é você entrar no Google e pesquisar nos foruns... hoje em dia tem forum de tudo quanto é assunto - e na fotografia não é diferente. Você vai encontrar muitas dúvidas iguais a sua por lá e muita resposta interessante também, que talvez te ajude. Espero eu já ter ajudado também, pelo menos um pouco.
Seria muito massante eu sair explicando coisa por coisa e ir colocando termos técnicos por aqui... mas aos interessados nada melhor do que já começar a pesquisar desde agora na escolha do equipamento, que quer queira ou não, será a sua ferramenta e seu meio de trabalho.
Mas, como eu costumo falar, você não precisa ter uma Ferrari na mão pra ganhar o título... o lance é você dominar o seu equipamento, seja ele da linha mais inferior ou não. Não interessa o preço nem nada, interessa é você saber tirar resultados. E é isso o que interessa na fotografia: resultado.
Lembre-se de que o seu equipamento é sempre o melhor de todos... porque é ele que você vai usar, é ele que vai te ajudar. Portanto, é ele o melhor. Se é o que se tem, é o que se usa.
Boa sorte e até a próxima!



Saiba mais em:
Site Oficial - http://www.cesarovalle.com
Flickr - http://www.flickr.com/cesarovalle
MySpace - http://www.myspace.com/cesar_ovalle
Fotolog - http://www.fotolog.com/cesinha


5 comentários:

Tailaina Godoi disse...

eu sonho com a fotografia... é uma das minhas paixões, + infelizmente as condições financeiras não me deixam comprar um bom equipamento!

valeu pelas dicas!

Anônimo disse...

cesinha, eu ouvi falar sobre esse neocio de vida util das cameras e tals, como é isso ?

Anônimo disse...

ótimo Césinha, vou numa XS

Anônimo disse...

liih >> é verdade, elas costumam ter um tempo estimado de "vida". Na verdade é a funcionalidade do obturador, que de tanto abrir e fechar pra fazer as fotos, tem um desgaste. Varia de linha pra linha e de sorte pra sorte. Mas tudo tem vida né, nada dura para sempre.

dudutomasi; disse...

mto boa as dicas..
mas eu ja tenho uma camera igual a tua e por sinal trabalho praticamente na mesma area q a tua hhahah... entao se no proximo post vc puder dar umas dicas de luzes e sombras e tal... pra mim vai ser mais util ;).. valeu cesinha.. abraço