sábado, 7 de março de 2009

Entrevista - China


Representante fiel de seu estado, o pernambucano China virou figura constante na tela da MTV, graças a seu talento e seu excelente segundo disco, “Simulacro”.
Confira o papo com China.



Como começou a se interessar por música?

Desde pequeno meu irmão, Bruno Ximaru, me apresentava muitas bandas novas. Ele também tinha uma banda na época. Daí foi meio natural surgir o interesse pela musica.


De que forma rolou o processo de composição e produção de seu mais recente disco, "Simulacro"?

Gravei metade do disco em casa, e outra metade no Estudio Muzak, em Recife. Esse foi o primeiro disco que fiz completamente em Recife, e pude contar com todos os meus amigos. Foi bacana poder estar livre pra experimentar outras sonoridades. Gravei guitarra no banheiro usando microfones de gaita, por exemplo. Foi um processo bacana.


A MTV, vem divulgando bastante seu trabalho, através de comerciais, e também na sua participação no especial "Sintonizando Recife". De que forma você avalia essa oportunidade de ter seu trabalho divulgado através da televisão?

Cara...tv é uma coisa de louco, todo mundo vê. Pra você ter uma idéia, meu MySpace tinha 16.000 acessos, agora, depois do lance da MTV, pulei para 80.000 visitas. É uma coisa impressionante. Seria interessante se outras emissoras fizessem o mesmo e descobrissem o que anda acontecendo de novo por aí.



A banda Del Rey, é um projeto seu e dos músicos da banda Mombojó. Como surgiu a idéia de criar esse projeto e a quantas ele anda?

O Del Rey surgiu para tocar na festa de uma amiga. Daí, gostamos do resultado e seguimos em frente, mas pra gente continua sendo uma brincadeira. O principal são nossas carreiras autorais. Nesse momento, o Del Rey anda fazendo muitos casamentos e festas de família! (risos)



Você tem um site oficial, e uma página no MySpace. Qual sua relação com a internet?

Acho a internet uma coisa incrível. Sempre vejo algo de novo lá. Me divulgo bastante pela rede, pois para a musica independente é a melhor coisa que existe. Não gastamos nada com isso e ainda podemos mostrar nossa musica para o mundo todo. Quer melhor que isso? Costumo dizer que meu site é minha gravadora e que o msn é meu gerente de marketing.



Qual sua avaliação sobre a cena independente atual?

Acho que anda muito bem. temos um pouco mais de espaço para mostrar nosso trabalho, e acho que crescemos como profissionais da música, pois, já que não temos gravadora e tal, aprendemos a gerenciar nossas carreiras melhor. Claro que ainda falta muito pra fazer e que a vida de musico independente não é um mar de rosas. Mas não gosto de reclamar do que falta, apenas trabalho pra conseguir.



Saiba mais em:
MySpace - http://www.myspace.com/chinaina
Site Oficial - http://www.chinaman.com.br

Nenhum comentário: