segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Matéria - A história do fenômeno gaúcho: Fresno


A história começa em 1999, quando os então adolescentes Gustavo e Pedro, fundaram a banda para tocar num festival que aconteceria no colégio em que estudavam. O primeiro ensaio aconteceu no dia 4 de dezembro de 1999.
Eis que a recém formada banda, começa a fazer suas próprias músicas, adotou o nome ‘Os Democratas’ e tinha na sua formação Gustavo, Pedro, Lucas e Leandro, que saiu da banda tempos depois. Quem entrou foi Bruno, posteriormente conhecido como Lezo, que começou a integrar a banda devido á boa atuação no festival do colégio.
No entanto, em 2001, foi descoberta uma banda que também usava o nome ‘Os Democratas’. O nome da banda teria que ser mudado. Lucas sugeriu ‘Fresno, nome que ouviu na ESPN e achou interessante. ‘Fresno’, é o nome de uma cidade da Califórnia (EUA), e também o nome de um rio e de uma árvore.
No mesmo ano, a banda sua primeira demo, ‘O Acaso do Erro’, que contava com músicas como ‘Seu Namorado é Um Idiota’ e ‘A Sete Palmos do Chão’.
Em 2003, lançam seu primeiro álbum independente, ‘Quarto dos Livros’; disco este, que se tornou artigo de colecionador, tamanha sua procura e também, sua indisponibilidade. Este trabalho, contém músicas históricas na carreira da banda, como ‘Teu Semblante’ e ‘Stonehenge’, música que foi também o primeiro videoclipe da banda.
No ano seguinte, a Fresno apresenta seu segundo disco, ‘O Rio, A Cidade, A Árvore’, lançado pelo selo RCT. Foi com este álbum que a banda começou a se destacar na cena independente, graças ao hit ‘Onde Está’, que ganhou um clipe em duas versões: a priimeira, em um show ao vivo, mostrando a interação da banda com o público; a segunda, com roteiro e atuação, enfim, um clipe ‘de verdade’.
Em 2006, a banda lança seu terceiro e mais popular disco independente, o ‘Ciano’, lançado pelo selo Terapia Records. Com este disco, a Fresno alcançou o teto do independente, com show sempre lotados e músicas na boca da galera. O grande single desse álbum, e talvez da história da Fresno, é ‘Quebre as Correntes’, que ganhou um clipe, que na época chegou a figurar no extinto ‘Disk MTV’. No mesmo ano, foi anunciada a saída de Lezo, que foi substituído por Rodrigo Tavares, que já havia produzido os dois álbuns anteriores da banda.
Eis que, em 2007, a banda é convidada a participar do Dvd ‘MTV Ao Vivo: 5 Bandas de Rock’, juntamente com as bandas Moptop, Forfun, NX Zero e Hateen. Tal ocasião, assegurou o contrato da Fresno com a Arsenal Music, de Rick Bonadio. O ano de 2007 seguiu, com shows pelo Brasil todo. Este ano, a banda entrou em estúdio pra gravar seu primeiro disco ‘manistream’, o ‘Redenção’, que já tem o single ‘Uma Música’, sendo executado nas rádios de todo o país. Logo depois do lançamento do cd, um dos fundadores da banda, Pedro Cupertino, o Cuper, anuncia sua saída da Fresno, sendo substituído por Bell Ruschell, baterista da banda Abril (RS). Com esta formação, contando com Lucas (vocal, guitarra), Tavares (baixo, vocais), Vavo (guitarra) eBell (bateria), a Fresno anda percorrendo o país, com status de banda ‘grande’. Eis que a banda chega aonde sempre sonhou: nos ouvidos do Brasil.


Os fãs
Uma coisa que marca a história da Fresno, é a dedicação que a mesma tem com seus fãs. Confira agora os depoimentos de alguns deles:
‘A Fresno foi meio que uma das bandas precursoras dessa onda de divulgar pela internet, e deram sorte nisso porque hoje em dia isso tá muito saturado, né? Antes não tinha tanto spam e as pessoas tinham saco pra ouvir as bandas. Hoje em dia é muita banda, muita informação pra absorver e esse meio de divulgação acabou ficando clichê pra caramba. Tá ficando cada vez mais difícil conquistar um espaço na internet hoje em dia. Acho que a Fresno, desde cedo, teve um marketing muito bom. Eles são criativos demais quando envolve promoção, chantagem emocional. Eles sabem persuadir os fãs de uma forma bem mais sutil do que a maioria das outras bandas.
Sem contar o já dito carinho que eles têm com os fãs. Essa proximidade toda. Não é mais novidade os membros aparecerem no Orkut por exemplo, e tirarem dúvidas, postar notícias.. enfim. Ninguém acha isso uma coisa de outro mundo. É como se eles fossem a gente ali. Como se fossem os membros.
A importância da Fresno pra mim é única. Eu nunca me dediquei tanto a uma banda e a Fresno foi a primeira banda que eu procurei conhecer a fundo, vasculhei tudo o que eles tinham a oferecer quando conheci pela primeira vez. E me surpreendi quando conheci os caras e vi que todo esse carinho que eu tinha era recíproco. Que essa ajuda toda que nós damos a eles é reconhecida.
O mais legal de tudo é ver que isso é fruto de trabalho bem feito. Que os caras acima de tudo têm talento como músicos, além de serem ótimas pessoas. Esse laço que eles têm com os fãs é uma coisa difícil de se ver se formos comparar com outras bandas da cena. Você não precisa se desdobrar em oito pra conseguir um autógrafo ou coisa parecida.’
Gabriela Fontoura


‘Eu acho Fresno, sem dúvidas a melhor banda nacional, eles juntam estilos que já é moda lá fora e trazem pra cá, coisa que até agora só eles fazem.
Reflexo disso é a evolução que veio desde um som a lá Dashboard Confessional até o Emery de hoje.
Fresno teve uma importancia enorme na minha vida, foi a banda que me levou pros festivais underground da epóca (2004,2005), me fazendo conhecer muito mais bandas, fora que eu desenvolvi uma amizade com eles, pela abertura que eles dão com os fãs, e isso se solidificou em eu ser o moderador da comunidade oficial, coisa que faço desde 2005, e hoje posso dizer que me sinto da equipe fresno, mantenho contato direto e ajudando a promover promoções, passando informações para os fãs etc.’’
Kelvin Morcilo


‘Cara, eu acho a banda um exemplo fortíssimo do que é a realização de um sonho e como a determinação pode nos levar longe. A banda é feita de 4 caras NORMAIS, simples, sem estrelismo, sempre lembrando de onde vieram e tudo o que fizeram pra chegar onde chegaram. São 4 pessoas que realmente batalharam e realizaram esse sonho de viver de música. Eles GOSTAM do que fazem. Não é uma banda que chega no ápice e só quer curtir, não quer mais tocar, fazer show, se preocupar em melhorar musicalmente. Eles sempre querem evoluir, fazer coisas novas, experimentar o que antes nenhuma banda usou aqui no Brasil.
A Fresno é uma banda ORIGINAL no Rock Nacional. Inovadora. E, o mais importante, se preocupa com a MÚSICA. Não só com hit's radiofônicos. Faz hit sem deixar de lado a ousadia, arriscando sempre com coisas novas.
Ela representa pra mim mais do que qualquer um possa imaginar. A Fresno é a banda da minha adolescência. Desde os 14 anos eu ouço e eu sinto que a banda vem CRESCENDO junto comigo. Não é uma banda que eu ouvia com 14 anos e quando cresci parei de ouvir. Há várias bandas assim. Simple Plan, My Chemical Romance... não evoluem com os fãs, fazem uma coisa já pronta porque fez sucesso uma vez e vai fazer outras e outras. Fresno não. E isso é extremamente importante. Eles acompanharam a minha evolução e eu acompanhei a deles. Por isso eu sinto orgulho quando vejo a Fresno, que antes era um sacrifício pra aparece num programa minúsculo por segundos, e agora já encabeça graaandes programas, rádios, uma divulgação imensa e concorreu (ganhou, perdeu sei lá ) a Artista do Ano no VMB 2008. E espero que isso não acabe nunca. Torço para que eu ainda me identifique com o som e as letras da banda daqui dois, três anos.’
Ronnie Romanini


‘Fresno é minha paixão.É 24h por dia.Meu orgulho,minha total dedicação.
Guris que merecem tudo o que tem e muito mais.Sabem dar valor a isso e às pessoas que estão sempre dispostas a ajudá-los,que somos nós,fãs.Enfim,me sinto muito honrada e feliz de trabalhar por eles e com eles.’
Katrine Abatti


Pra mim, a Fresno é uma das melhores bandas nacionais da atualidade. Suas músicas têm uma sonoridade magnífica e a cada trabalho novo que é produzido suas melodias amadurecem, ganham mais vida e conseqüentemente mais qualidade. Acho isso importantíssimo, pois mostra que os músicos são dedicados: estudam e amadurecem cada vez mais com o seu trabalho. Cada música nova é como se fosse um presente pra nós, fãs, que crescemos com eles só por acompanhá-los nessas evoluções. Eu fico muito feliz ao ver o progresso de uma banda assim, que pelo segmento tem tudo pra cair na mesmice (como dezenas de outras bandas que são reconhecidas nacionalmente, mas que não agüentamos mais ouvir falar de seus nomes). O carinho que eles têm com os fãs e a relação que eles mantém conosco são muito importantes para mim e para todo mundo! Mantendo estes laços estreitos podemos amadurecer melhor juntos e este foi um dos maiores ganhos que eu tive desde os meus 14 anos, quando os conheci, até hoje.
O mais legal disso é que dá pra notar o amadurecimento na própria comunidade do Orkut da banda! Só pelo nível das discussões e do modo com que cada fã escreve por lá, dá pra notar que a Fresno é uma banda que acrescenta muito conhecimento em nossas vidas. E isso desde a emuxinha de oito, doze anos até o tiozão de vinte e cinco (ou até mais)
Marina Bellini


‘Falar de Fresno pode ser fácil, mas pode ser difícil para um fã um pouco antigo como eu. comecei a gostar de fresno do nada a cerca de 4 a cinco anos atrás, não tinha nenhuma prevenção e muito menos sabia pronunciar o nome da banda que bombava na internet monstruosamente.

Lembro que ouvi em uma lanhouse perto de casa tocando algumas musicas da banda, o dono da lan curtia a banda e eu fui procurar na net quando cheguei em casa, talvez não tenha sido amor a primeira vista com a musica mas foi sem duvida amor eterno pelas musicas feitas por eles.

Eu considero que exista vários tipos de fãs:

- Os estéticos pelos integrantes, mas fieis as musicas -
Os estéricos somente pelos integrantes, não tão nem ai pra banda, querem os integrantes (marias baquetas)

- Os que consideram a banda quase uma família, aqueles que ajudam em tudo tão sempre prontos para qualquer coisa e não olha somente a beleza nas musicas enxergam os defeitos e não se sentem obrigados a gostar de todas as musicas.

- Os fãs normal que conhecem 2 ou 3 musicas e sabem o nome do vocalista.

- Os individualistas que querem a banda somente para eles, não votam, não ajudam não fazem nada, querem que a banda volte para o sul e faça musicas na internet e tudo beleza.

Acho que me considero o terceiro fã, o que considera ele uma família, to sempre empenhado em ver o crescimento da banda como um todo. acho que quando isso aflorou em mim a 2 anos atrás me tornei um fã de verdade da banda, resolvi que iria fazer a diferença e ajudar a banda.

cada dia que passo admiro mais o trabalho deles, não canso de ir em show de velos ou ouvir aquele sotaque gaucho forçado para não ser perdido.

Um auge na minha vida como fã e na vida deles foi o VMB 2007 que levaram o premio de revelação, isso foi tudo, pois quando ganharam eu senti em meu coração que aquele premio também era meu, pois havia votado massivamente criado milhares de e-mail e perdido noites de sono por uma causa nobre, e quando fui ao churrasco oferecido por eles, nossa, não me cotia em alegria.

Acho que sou um bom fã da banda, não sei até quando vou ser tão viciado neles, espero que por muito tempo, mas quero passar isso a meus filhos, mostrar que fui um fã saudável dentro dos limites e que ajudei muito uma banda não qual as musicas eu sentia identificação.’

Guilherme Pazini


Entrevista
Nesta conversa, o guitarrista Vavo, conta sobre os perrengues, experiências, sobre a fase atual da banda e deixa uma mensagem para os fãs.


Qual foi o maior perrengue que a Fresno já passou, desde da época 'Democratas'?
Ah, com certeza foram vários. Na primeira vez que viemos de Porto Alegre pra São Paulo, em 2003, o contratante sumiu e ficamos perdidos numa das maiores cidades do mundo sem nunca ter pegado um metrô na vida. Tivemos que nos virar e dar um jeito de ir ao Hangar 110, numa época em que os celulares não funcionavam fora do estado. O cara não apareceu no show e dormimos na casa de umas amigas. No outro dia, um amigo nosso que fizemos no dia nos apadrinhou. O contratante só foi aparecer no terceiro dia, e além de tudo não pagou o combinado. Não tínhamos dinheiro pra comprar as passagens de volta.(risos).


A banda tem três discos independentes, 'Quarto dos Livros', 'O Rio, A Cidade, A Árvore' e 'Ciano'. Quais destes trabalhos, vocês consideram o mais coeso e bem produzido?

A melhoria da produção foi uma evolução. Dentre esses três, o melhor é o Ciano, sem dúvidas.


A Fresno agora se encontra numa fase 'manistream'. Qual as maiores diferenças e dificuldades que vocês sentirão com essa transição?
Olha, agora a gente cansa bem mais. Tem compromisso todos os dias, muitas viagens, poucas horas de sono. Isso acaba com a resistência de qualquer um. Mas temos que estar preparados, com a saúde em dia. Claro, agora a gente não se preocupa mais em marcar shows, comprar passagens, carregar equipamentos, etc. mas o trabalho vem em dobro. Isso é bom, sinal que tudo está dando certo.


Qual o show mais 'surreal' que a Fresno já fez?
O Ceará Music de 2006 foi muito surreal pra gente pois éramos uma banda independente e lá estávamos nós pela primeira vez num mega-festival, junto dos maiores ícone da música brasileira (Jorge Ben Jor, D2, Cidade Negra, etc.) encerrando o festival. Este dia foi muito legal.


Que conselhos vocês dão pras bandas que estão começando?
Procurem ser originais. Não tentem imitar alguma banda achando que este é o caminho do sucesso, porque não é. Estes espaços já estão ocupados, vocês têm de criar o teu. Divulguem bastante, também de forma original, de preferência. Spam em fotolog e orkut não vale, as pessoas não vêem. E ensaiem bastante e toquem. A banda tem que estar a ponto de bala.


Se pudessem mandar uma única mensagem pros fãs, o que diriam?
Uma só? Fãs: vocês são o nosso combustível. É por isso que continuamos aí firmes e fortes



Até semana que vem, com mais uma matéria. Abraços!



Saiba mais em:
Site - http://www.fresnorock.com.br
Fotolog - http://www.fotolog.com/fresnorock
MySpace: - http://www.myspace.com/fresnorock



Foto – Gustavo Vara (http://www.flickr.com/gustavovara)


3 comentários:

Marina Bellini disse...

muito bom, muito bom!
tem que mostrar esse resumão pros fãs novos e pronto! só abraço hauehauehueah

beijão, edu!

Bell disse...

Oi, sou designer gráfica e gostaria de se possível, entrar em contato contigo.
Se puder, me adiciona no msn: isabel_118@msn.com para que possamos conversar.

Lupin disse...

nósssa
EDU
Vc está cada vez melhor

post incrível