sábado, 7 de fevereiro de 2009

Coluna do Cesinha - A Febre de Fotografar


Estréia no NewsRock! É a coluna do fotógrafo César Ovalle, o Cesinha, que vai falar sobre fotografia, dando dicas e comentando sobre o mercado fotográfico:


"Nessa minha primeira participação no blog vou falar da febre que a fotografia se tornou nesses últimos anos com a entrada definitiva da era digital nesse meio.
Hoje em dia, praticamente pra onde você olha, tem uma câmera ... seja na mão de uma pessoa, no bolso, e claro, até no celular. Enfim, isso prova mais e mais que a nova mania é a fotografia. Quem gostava, hoje em dia tomou mais gosto... quem não gostava, se viu cercada por ela... e a nova geração já nasce com uma na mão, 24h por dia.
Isso tudo faz (e fez) muita coisa mudar, tanto na profissão quanto na qualidade da mesma.
Um dos e-mails e contatos que mais recebo, sem dúvida alguma, é perguntando sobre câmera, vindo de pessoas que querem seguir a carreira e tudo mais. Mas, venho mais uma vez dizer: não é brincadeira isso.
Infelizmente muitos acham que o legal é sair eternizando momentos como se eles fossem simples, e pera lá, as coisas não funcionam bem assim. A fotografia é uma coisa complexa, cheia de cálculos, teorias, regras e, claro, muito feeling.
A primeira coisa que eu sempre falo para os interessados na arte é: estude. Sei que nem um terço obedece, mas enfim, em breve sentirão o peso nas costas e vão ver que sem teoria e conhecimento a coisa não flui, estaciona em um certo momento.
Como já disse ali anteriormente, a fotografia é baseada em técnicas, regras e feeling... sem isso você vai parar em um momento e não vai conseguir desenvolver mais. E também não adianta você estudar tudo de todas as formas e não ter o feeling pra coisa, seria em vão também.
Então, novamente venho dizer que seria necessário, antes de decidir alguma coisa na vida, ver se realmente você preenche os requisitos. Muita gente encara a profissão como brincadeira e acha que com uma câmera melhor na mão ela vira fotógrafa também. Aliás, esse é um outro exemplo que sempre menciono: Uma pessoa não pode comprar um bisturi e dizer que é médico, certo? Então porque muitas pessoas compram uma câmera e dizem que são fotógrafas?
Vai da consciência de cada um, mas pensem e reflitam antes de tomar certas atitudes, porque quando você menos espera, as mesmas atitudes podem estar vindo contra você mesmo. Melhor dizendo, se você realmente quer seguir na fotografia, invista no seu conhecimento, em equipamento e venda o seu serviço somente quando o mesmo estiver já com um grau de qualidade. Não saia se intitulando fotógrafo (ou fotógrafa) sem ao menos saber como surgiu, como funciona, quais são as relações entre abertura e velocidade, ISO e etc... ou seja, não saia falando que sabe o que você não tem nem ideia do que é realmente.
É bem triste, como fotógrafo, assistir a coisas desse tipo, mas, sei que poucos no fim é que sobram e conseguem chegar onde desejam - talvez por esses mesmos correrem atrás e respirarem fotografia, estudarem e tudo mais - nada mais que merecido.
Aliás, acho que muito do que está escrito aqui serve pra qualquer profissão e não só para a fotografia, mas, pra começo de conversa é isso aí... é o que eu penso e o que eu acho e não necessariamente uma regra a seguir.
Até a próxima!
Beijos e abraços."


Saiba mais em:
Site Oficial - http://www.cesarovalle.com

Flickr -
http://www.flickr.com/cesarovalle
MySpace -
http://www.myspace.com/cesar_ovalle
Fotolog -
http://www.fotolog.com/cesinha


5 comentários:

Digenís Nikolaídis disse...

Mais uma vez, gostei muito das palavras do Cesinha, que é, na minha opinião, o melhor fotógrafo do meio.
Admiro muito o trabalho dele.

Há anos fotografo grupos de dança folclórica, mas comecei a fotografar bandas há alguns meses. Muita gente tem me incentivado a seguir adiante e agora comprei minha primeira dSLR.

Estou estudando muito, lendo, lendo, praticando, lendo, tentando.
E adoro ler entrevistas com quem já chegou a tanta qualidade, como é o caso dele.

Parabéns, Cesar e News Rock!

Johnny

http://www.fotolog.com/johnnyfotos
http://www.fotolog.com/fc_bandao2

Anônimo disse...

Me impressionei com tudo que li.

Tenho 19 anos, entrei na faculdade ano passado e já no primeiro dia de aula consegui um estágio remunerado. Então, botei na minha cabeça: vou juntar meu próprio dinheiro e o conseguir comprar o que mais eu quero. Foi assim que consegui comprar minha câmera e a pouco tempo, consegui comprar uma nova lente. Tenho muito que aprender, não é só porque tenho uma câmera melhor, que já sou fotógrafa. Concordo plenamente no que tu falou.. Não posso cobrar de coisas que ainda esto aprendendo.
Vou atrás, busco.. pergunto, não tenho medo de ter dúvidas. Sou bem iniciante nisso, bem iniciante mesmo e toda crítica que recebo, guardo bem.
Não vejo a fotografia pra mim, somente como um trabalho sabe? eu vejo como uma coisa que eu gosto e que realmente quero.

esse ano, vou estudar, estudar mesmo.. botei isso na minha cabeça e não vou tirar. quero aprender, quero me aprofundar..

e como no comentário anterior do Digenís: "Estou estudando muito, lendo, lendo, praticando, lendo, tentando.
E adoro ler entrevistas com quem já chegou a tanta qualidade, como é o caso dele."

Parabéns, Cesinha!
e o blog tá super.

(ah.. sou a /camillaleite do fotolog).

Maah disse...

Sou suspeita pra falar do cesinha eu adoro esse cara e admiro muito os trabalhos dele.
Concordo com tudo o que ele falou!
Parabéns viu querido!

fotolog que atualizo td dia
http://www.fotolog.com/faclube_geerocha

Césinha disse...

aii sim em grande =)
vai bombaa isso akiii \o

énoes !

oi disse...

Não sei se tu vai poder me responder, mas lendo esse post vi que sua profissao é mais ou menos parecida com a minha, por nao ter uma regulamentação.
Queria saber se existe algum projeto de regulamentação dessa profissao, e como você lida com isso, voce acha que isso atrapalha o trabalho dos verdadeiros fotografos? e como você faz para essas pessoas q se rotulam fotografos nao influenciarem no seu trabalho.

beeeeijos
Boa semana.