segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Matéria - Guitarras e guitarristas


Pra maioria do pessoal que curte música, mais especificamente o rock, o instrumento mais cultuado é a guitarra. Isso se deve a grande idolatria a nomes como Jimi Hendrix, Chuck Berry, e mais recentemente, Slash e Tom Morelo. A maioria das pessoas que se interessam pelo instrumento, começam a fazer aulas. Ou aprendem sozinhas, no instinto, como Gee Rocha, guitarrista do NX Zero, que desde de os sete anos de idade, já se interessava pelo instrumento.
Na cena independente, existem muitos guitarristas talentos e dedicados. Tai, guitarrista da banda Vouten (RS), diz como começou a se interessar por música, e mais precisamente, pela guitarra: ‘Eu sempre achei desde piá a música uma forma de me sentir bem, de resolver os meus problemas.

O interesse foi totalmente independente, uma coisa que só eu via, geralmente é por amigos, ou familiares que são músicos, mas não, até porque não eu tinha nada disso na época, e foi uma coisa que eu aprendi a levar comigo até agora e hoje eu posso dizer que a música é o meio de trabalho que eu gosto e que eu resolvi ter comigo durante toda a minha vida.

A iniciativa de tocar foi bem engraçada hehe, nunca tive opurtunidade de ter uma guitarra, até porque meu pai não acreditava na minha capacidade, e achava que vida de músico era coisa de vagabundo. Nos meus 10 à 11 anos eu tinha uma banda com dois integrantes, o baterista que tocava num balde, e eu que tocava num sarrafo de madeira com cordas de naylon (que eu roubava das vara de pesca do meu pai), a partir daí a minha vontade de tocar guitarra só aumentou. Aos 13 anos ganhei minha 1ª guitarra, porque eu passei de ano e meu pai deu ela, usada ainda, mas deu. Com o tempo, a vontade e interesse de tocar só aumentava e eu passava o dia inteiro vendo cifras e pedindo ajuda para um colega de classe meu que tocava a mais tempo, na real ele me deu a base de tudo e o resto foi só um empurrão!’
Depois das aulas e tudo o mais, é necessário aquirir um bom equipamento. Gah, um dos guitarristas da banda Fake Number (SP), disserta sobre seu ‘setup’, e tenta dar uma dica pra quem montar um equipamento razoável: ‘Guitarra: SG Epiphone g400 e SG Epiphone Gothic, e vou comprar agora uma Flying V, da Gibson. Pedais: boss Metalzone, afinador da Korg, boss noise Supressor, delay Behringer. transmissor da Audiotechinica.

Conforme diria meu irmãozão Peres: 'msg é osso' - eu digo 'dica é osso’(risos)’
Alguns músicos, como Lucas Silveira, vocalista da Fresno (RS), desenvolvem a técnica de cantar e tocar simultaneamente. É o caso de Daniel, da banda Radiocore (RS), que diz como é a experiência de cantar e tocar ‘ao mesmo tempo’: ‘Cara, cantar e tocar ao mesmo tempo é algo foda. Difícil explicar em palavras a sensação. Pra mim, é uma sensação maravilhosa, porque, normalmente quem consegue fazer os dois, como eu, acaba por compor a música toda, não só letra, ou só a melodia.

E ter uma gurizada cantando a música que tu mesmo compôs sozinho é fora do comum. Tu puxar um refrão e deixar que todo mundo cante a letra e tu só conduzindo o baile tocando qualquer instrumento é o sonho de todo mundo que tem banda. Acho também que é um processo que fica mais fácil de ser realizado, quando feito no começo quando se está aprenendo a tocar, mas nunca é tarde pra treinar e aperfeiçoar.

Eu já pensei em abrir mão da guitarra e ir só pro vocal, mas a energia de fazer as duas coisas é viciante e praticamente impossível hoje em dia de deixar uma delas de lado.’
Mas a melhor parte, segundo os músicos, a melhor parte disso tudo, é viajar o Brasil fazendo o que você mais gosta: tocar. Patrick, o outro guitarrista da banda Vouten, diz o que pensa disto: ‘Acho que uma das melhores coisas que um músico pode fazer é juntar os equipamentos e cair na estrada com seus amigos. Eu não vejo conjunto com mais entrosamento que a Vouten, e quando a gente está na estrada, provamos isso’
Mas, e se essa galera toda não fosse músico? Marquinhos, também da Radiocore, diz que: ‘Nunca parei pra pensar nisso na verdade. Desde guri tinha vontade de ter banda, tocar guitarra e cantar, via os shows do Guns, o Slash mandando uns solos cabulosos e isso sempre me inspirou a ser musico...
Mas se eu não fosse guitarrista, acho que seria fotógrafo sem duvidas, é a segunda coisa que mais gosto de fazer.’
Bom, depois de toda essas dicas e impressões sobre a vida de guitarrista, não fica difícil imaginar porque este é o instrumento mais cultuado do mundo. Até semana que vem!



Bandas citadas nesta matéria:
Vouten - http://www.myspace.com/rockvouten
Fake Number - http://www.myspace.com/fakenumber
Radiocore - http://www.myspace.com/radiocorebanda



Foto – Orelha (http://www.flickr.com/photos/orelha)

2 comentários:

Unknown disse...

salve galera do news rock!!! gostei da materia sobre guitarras e guitarristas!! sou o Johnny guitarrista do FUSA (São Paulo - SP)!! parabens pelo blog abraço a tds

Lorenzo Dorna Pimenta disse...

Muito bom esse artigo.Isso me influenciou muito continuar tentando a me tornar o melhor Guitarrista do mundo.Obrigado